quarta-feira, 22 de maio de 2013

CAPSMAF E PROJETO TRABALHANDO E APRENDENDO SE UNEM EM PROL DO CONHECIMENTO

Maria Lucilene de Queiroz, uma das integrantes do projeto; Alexandre Freire (Diretor do CAPS) e a nossa Secretária Municipal de Educação, Lúcia Martins.

Hoje, pela manhã, no CAPS de São José de Mipibu, a direção da instituição, juntamente com a Secretária Municipal de Educação do município, Lúcia Martins, receberam a visita da equipe do Programa Trabalhando e Aprendendo (PTA), coordenado e executado pelo Governo do Estado do RN.

O projeto objetiva oferecer a adultos trabalhadores, a partir dos 15 anos, que não concluíram os estudos, educação básica, ensino fundamental e médio em salas adaptadas no próprio setor de trabalho com um número mínimo de 20 estudantes
Explanação sobre o Programa Trabalhando e Aprendendo

Inicialmente, as instituições devem fazer um levantamento da quantidade de pessoas interessadas e o grau de escolaridade de cada uma; preencherem fichas cadastrais e enviarem aos responsáveis. Após essa etapa, coordenadores do projeto vão às escolas que trabalham com EJA (Educação de Jovens e Adultos), para efetuarem as matrículas desses alunos do projeto.

As aulas serão ministradas nas unidades parceiras, em horários definidos pelas instituições contempladas, por professores pedagogos e de disciplinas específicas, todos estes docentes do nosso município, contratados por meio de um edital que será aberto em alguns dias. O projeto oferece, também, lanche às instituições contempladas. As aulas estão previstas para a primeira semana de agosto.

CAPS:

"Sem dúvida nenhuma, já nos consideramos parceiros de mais um grande projeto para ser oferecido aos nossos usuários. Muitos dos que são acompanhados, aqui, não concluíram, sequer, as primeiras séries iniciais do ensino fundamental. Como nosso foco principal, além de oferecermos atendimento social e psiquiátrico, é a reinserção dos pacientes ao convívio sócio-familiar, por meio da Educação, encontraremos mais uma possibilidade relevante para desenvolvermos um trabalho mais eficiente" - disse Alexandre Freire, diretor do centro psicossocial.

PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO:

A essa ação louvável, soma-se o Projeto de Alfabetização, desenvolvido por nossa Psicopedagoga Cristiane Gonçalves,  projetos estes implantados pela nova direção do CAPSMAF.


Se a educação sozinha não pode tranformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.
Paulo Freire

Matéria e fotos: Alexandre Freire

0 comentários:

Postar um comentário

poste seu comentário