terça-feira, 30 de julho de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA - CONTRA-PARTIDA DOS 20 CENTAVOS DA MERENDA ESCOLAR IRÁ PARA A MESA DO EXECUTIVO (PARTE1)

Hoje (30/07), a Câmara Municipal de São José de Mipibu foi palco de mais uma Audiência Pública. Na ocasião, o tema principal foi a contra-partida para a merenda escolar. A mesa foi formada pela Secretária Municipal de Educação, Lúcia Martins; vereadores Eduardo Simplício e Cida do Paredão; membros do Executivo, Clidenor Ferreira e Marcos Freire e da diretora do CMEI-Pau Brasil e presidente do Conselho de Alimentação Escolar-CAE, Adriana Suassuna.
 O plenário da câmara recebeu um grande público.
Além dos vereadores citados, estiveram no plenário os edis Verônica Senra, J. Veras, Janete Paiva, Simone Gomes, Magna Barreto e Janiel Lima.
O educador e membro do Conselho de Educação, Kennedy Michael, abriu o discurso enfatizando o valor de R$ 0,10 (dez centavos) - por aluno - ser insuficiente para suprir as necessidades da merenda escolar em nosso município. Em pauta, a categoria reivindica o retorno de R$ 0,20 (vinte centavos) para cada aluno.
Adriana Suassuna, presidente do Conselho de Alimentação Escolar, diz que a educação precisa ser entendida dentro de um contexto globalizado. No que diz respeito ao repasse da merenda, pede que este seja pensado com mais carinho e planejamento, pois muitos dos alunos que frequentam as escolas não têm, sequer, o básico para as três refeições diárias.
O sindicalista e membro do Núcleo Sindical dos Trabalhadores em Educação, Marcelo Manduca, disse que o assunto extrapola o financeiro, uma vez que a merenda escolar deve atender as necessidades nutricionais de cada comunidade, devendo ser, portanto, de excelente qualidade, a fim de evitar problemas de saúde e extrapolar a função, tão-somente, de satisfação nutricional.
Presença do Presidente do Núcleo Sindical dos Trabalhadores em Educação, Joaquim Tomé, o qual falou da ansiedade de muitos estudantes que saem de casa, movidos pela oferta da merenda servida nas escolas.
A nutricionista, Ivanilde, parabenizou o nível de conhecimento dos educadores mipibuenses no debate e sugeriu cardápios nutritivos e adequados a cada território, além de um valor financeiro que contemple as necessidades dos dias letivos nas unidades de ensino.

Matéria e fotos: Alexandre Freire

0 comentários:

Postar um comentário

poste seu comentário