quinta-feira, 21 de novembro de 2013

MORADORES DE RUA DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU RECEBEM VISITA DE TÉCNICOS DO CREAS

Hoje (21), à noite, o blog De Olho em Mipibu acompanhou uma ação positiva por parte da equipe do CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), instituição esta pertencente à Prefeitura Municipal de São José de Mipibu.

Técnicos foram às ruas em abordagem aos moradores de rua e/ou pessoas que vivem em condições de extrema pobreza e miséria. Na imagem, a psicóloga, Isabelle Bezerra; a educadora social, Thuane Araújo; a assistente social, Elisângela Teixeira e o coordenador da referida instituição, Lucival Barbosa.
Em diversos lugares da cidade, principalmente em locais centrais, o número de moradores de rua cresce, a cada dia. Aqui, encontramos o senhor Fabiano Santos, natural da cidade de Ceará-Mirim. Está em nossas terras há três dias, onde desenvolve trabalho de reciclagem. Ao ser abordado, foi muito receptivo e espera ação a curto prazo desta secretaria, para que ele saia dessa situação desumana.
Sem moradia, mas com documentos pessoais em mãos, entregou-os à equipe, para que pudesse ser cadastrado e avaliado seu perfil sócio-familiar.
A cada abordagem, o preenchimento de um instrumental, para posterior análise, planejamento e ações voltadas em benefício desses cidadãos de rua. Seu Zacarias Correia, catador de materiais recicláveis, sabe o que é dormir pelas calçadas e não ter o básico para se alimentar. Vindo da cidade de Canguaretama, sonha com dias melhores, uma casa e o acolhimento de seus familiares.
Na principal praça da cidade (Desembargador Celso Sales), a situação é de cortar coração. "Moradores" dormem, comem, fazem necessidades fisiológicas e passam o dia inteiro consumindo bebidas alcoólicas. Sem perspectivas de vida, entregaram-se ao vício e ao desleixo. A nossa equipe, juntamente com os técnicos, fomos muito bem recebidos. Uma prova de que essa gente é, também, seres humanos, necessitam de apoio, carinho e atenção.
A cada história de vida, momento de tristeza, reflexão e, sobretudo, indignação pela falta de políticas públicas, as quais pudessem oportunizar emprego e geração de renda às camadas mais carentes.
Após tomarem uma, duas, três, quatro, vinte... o sono acaba sendo um dos maiores aliados.
Essa foi a única refeição da noite: abacaxi para tira-gosto dos vários litros de cachaça consumidos durante todo o dia de hoje.
Acompanharemos os próximos passos. Esperamos que, em vez de papel, as ações sejam emergenciais, porque fome, miséria e injustiça social não esperam muito. Se não fizermos nada em favor dessas pessoas, poderemos amargar índices de mortalidade, bem como crescimento da pobreza e da miséria em nosso município.

Ao lado de Elisângela, o amigo Carlito, uma pessoa muito conhecida na cidade. Um alcoolista assumido. Quando o perguntei sobre o seu maior sonho, respondeu-me sem meias palavras: "Viver feliz!". Que os nossos governantes olhem para essa gente, enquanto é tempo.

À equipe do CREAS e à prefeitura municipal os parabéns pelo primeiro passo. Porém, que seja, realmente, o primeiro passo de muitos, que culminarão em soluções para esse gravíssimo problema social.

Matéria e fotos: Alexandre Freire 

0 comentários:

Postar um comentário

poste seu comentário