O MELHOR PÃO DA CIDADE

PRAÇA DES. CELSO SALES, N° 12 - CENTRO - SÃO JOSÉ DE MIPIBU-RN

SUPERMERCADO DO TELMO

O SUPERMERCADO DAS GRANDES PROMOÇÕES

CONHECER EDUCACIONAL

A ESCOLA DAS FAMÍLIAS MIPIBUENSES.

AQUI, SUA MARCA É LEMBRADA

ENTREM EM CONTATO ATRAVÉS DO EMAIL: deolhoemmipibu@gmail.com

terça-feira, 30 de julho de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA - CONTRA-PARTIDA DOS 20 CENTAVOS DA MERENDA ESCOLAR IRÁ PARA A MESA DO EXECUTIVO (PARTE1)

Hoje (30/07), a Câmara Municipal de São José de Mipibu foi palco de mais uma Audiência Pública. Na ocasião, o tema principal foi a contra-partida para a merenda escolar. A mesa foi formada pela Secretária Municipal de Educação, Lúcia Martins; vereadores Eduardo Simplício e Cida do Paredão; membros do Executivo, Clidenor Ferreira e Marcos Freire e da diretora do CMEI-Pau Brasil e presidente do Conselho de Alimentação Escolar-CAE, Adriana Suassuna.
 O plenário da câmara recebeu um grande público.
Além dos vereadores citados, estiveram no plenário os edis Verônica Senra, J. Veras, Janete Paiva, Simone Gomes, Magna Barreto e Janiel Lima.
O educador e membro do Conselho de Educação, Kennedy Michael, abriu o discurso enfatizando o valor de R$ 0,10 (dez centavos) - por aluno - ser insuficiente para suprir as necessidades da merenda escolar em nosso município. Em pauta, a categoria reivindica o retorno de R$ 0,20 (vinte centavos) para cada aluno.
Adriana Suassuna, presidente do Conselho de Alimentação Escolar, diz que a educação precisa ser entendida dentro de um contexto globalizado. No que diz respeito ao repasse da merenda, pede que este seja pensado com mais carinho e planejamento, pois muitos dos alunos que frequentam as escolas não têm, sequer, o básico para as três refeições diárias.
O sindicalista e membro do Núcleo Sindical dos Trabalhadores em Educação, Marcelo Manduca, disse que o assunto extrapola o financeiro, uma vez que a merenda escolar deve atender as necessidades nutricionais de cada comunidade, devendo ser, portanto, de excelente qualidade, a fim de evitar problemas de saúde e extrapolar a função, tão-somente, de satisfação nutricional.
Presença do Presidente do Núcleo Sindical dos Trabalhadores em Educação, Joaquim Tomé, o qual falou da ansiedade de muitos estudantes que saem de casa, movidos pela oferta da merenda servida nas escolas.
A nutricionista, Ivanilde, parabenizou o nível de conhecimento dos educadores mipibuenses no debate e sugeriu cardápios nutritivos e adequados a cada território, além de um valor financeiro que contemple as necessidades dos dias letivos nas unidades de ensino.

Matéria e fotos: Alexandre Freire

INFORMATIVO SAAE - SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUAS E ESGOTOS

Equipe SAAE

Órgão realiza cadastro de usuários e mapeamento das comunidades atendidas.

A equipe administrativa do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos, SAAE, de São José de Mipibu, está realizando a atualização de dados cadastrais dos usuários atendidos pelo órgão. A medida servirá para a Direção dá prosseguimento ao processo de informatização, além de se executar o mapeamento de todas as comunidades, para que dessa forma a equipe técnica possa trabalhar em cima dessa estatística, tanto no quesito usuários, como na quantidade de residências atendidas.

Outro ponto que deve ser destacado diz respeito à agilidade no atendimento, que, após implantado o sistema, o órgão passará a resolver os problemas com mais rapidez e eficácia, tendo em vista que todos os usuários terão seus dados devidamente inseridos no programa de automação do SAAE.

O Diretor do SAAE, Adilson de Oliveira, ressalta a importância dos usuários manterem suas faturas em dia, pois, apenas desta forma o órgão poderá dar continuidade ao fornecimento, o que também acarretará na prestação de um serviço de qualidade, tendo em vista que o pagamento das tarifas possibilita a manutenção e compra de equipamentos, cumprimento da folha salarial do quadro de funcionários e prestadores de serviço, dentre outros fatores.

fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO SAAE

domingo, 28 de julho de 2013

PE. MATIAS SOARES AGRADECE O SUCESSO DA FESTA DOS PADROEIROS SANT'ANA E SÃO JOAQUIM - VEJA O VÍDEO!

Padres de São José de Mipibu, Matias Soares e José Lenilson estão de parabéns pelo sucesso da Festa dos Padroeiros Sant'ana e São Joaquim 2013. Assistam ao vídeo abaixo...


De 16 a 26 deste mês, São José de Mipibu comemorou a festa dos padroeiros Sant'ana e São Joaquim. Uma vasta programação religiosa e social movimentou a cidade. As famílias, os bons católicos e o povo de Deus saíram mais fortalecidos na fé e certos de que a Igreja Católica da nossa cidade cumpre com muito zelo, planejamento e seriedade a temática religiosa do bem, do amor ao próximo e do crescimento da fé cristã.

Deixo os parabéns aos padres Matias Soares e José Lenilson pelo grande evento religioso, o qual faz parte do calendário anual da cidade e do povo de Deus. VIVA SANT'ANA E SÃO JOAQUIM!!!

Matéria e gravação do vídeo: Alexandre Freire

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE OBRAS NÃO PERDE O CAFÉ DA MANHÃ NA SANT'ANA PÃES E CONVENIÊNCIA

Todos os dias, atraído pelo grande serviço prestado em São José de Mipibu, no ramo de panificação, e por oferecer o melhor lanche, café da manhã e o tradicional pãozinho mais gostoso da cidade, o Secretário Municipal de Obras, José Eduardo Sales, é frequentador assíduo da SANT'ANA PÃES E CONVENIÊNCIA, uma panificadora de tradição e qualidade em nossa cidade.
Aberto das 6h às 19h, oferece café da manhã, lanche, o melhor pãozinho da cidade e outros produtos à sua clientela.
Espaço, conforto, bom atendimento e qualidade em seus produtos são marcas que fazem da Sant'ana Pães e Conveniência uma das melhores lojas de conveniência de Mipibu.
Localizada no coração de São José de Mipibu, mais precisamente à Praça Desembargador Celso Sales, Centro, a Sant'ana recebe encomendas de bolos, pães e outros produtos. Entre em contato através do telefone: (84)3273-2225.

No cardápio diário, você encontra carne guizada, cuscuz, macaxeira, salsicha ao molho, ovos, tapioca, torradas, sucos, vitaminas, café, bolos, panquecas, mungunzá e outras comidas regionais.

Matéria e fotos: Alexandre Freire

sábado, 27 de julho de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA - CONVITE



Convidamos os Trabalhadores em Educação, pais e alunos da rede pública de ensino municipal para se fazerem presentes à Audiência Pública para debatermos a contrapartida municipal para a merenda escolar. Esperamos vocês e demais interessados no assunto.

Matéria e convite: enviados

quarta-feira, 24 de julho de 2013

PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU INSTALA PARADAS DE ÔNIBUS EM DIVERSOS PONTOS DA CIDADE


A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu está instalando paradas de ônibus em pontos estratégicos do município. O centro da cidade ganhou sua primeira unidade, beneficiando os contribuintes que aguardam os transportes coletivos na praça de eventos.
Para o senhor Manoel Vascolos, residente na comunidade do Bairro Novo, a ação executada pelo prefeito Arlindo Dantas beneficia, principalmente, os idosos” O que Arlindo está fazendo é um gesto de respeito ao povo e principalmente aos mais idosos, que precisam de mais atenção” declarou o usuário.
Matéria e foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São José de Mipibu

terça-feira, 23 de julho de 2013

AÇÕES HUMANIZADAS DO CAPSMAF DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU-RN

Que o CAPSMAF de São José de Mipibu é um serviço de referência em nosso estado, todos nós sabemos. Porém, além do tratamento clínico e acompanhamento a pacientes com algum tipo de transtorno mental e dependentes químicos, objetivando a reinserção ao convívio sócio-familiar, a equipe CAPS se empenha em uma prestação de serviço humanizada.
Ontem, acompanhei uma visita "quase domiciliar", uso este termo, porque encontramos um senhor sem morada digna, instalado num sítio, localizado na comunidade de Jardim, o qual está jogado sobre uma cabana improvisada e sem as menores condições de moradia e/ou humana. Segundo informações de familiares, que procuraram o serviço, "ele resolveu levar essa vida, porque quis, largando sua família". Sem casa, comida, roupas, alimentação e assistência, seu Francisco vegeta. Importante ressaltar que nunca buscou serviço de saúde nenhum e sempre fora muito resistente a qualquer tipo de ajuda.

Após contato familiar, imediatamente o CAPS enviou a médica psiquiátrica, Henriette Flavie, e a psicóloga Jéssica Barros para visitarem este cidadão, carente de apoio e cuidados médicos.

Debilitado, seu Francisco respondeu a todos os questionamentos dos profissionais. Doravante, após estudo deste caso por parte da equipe, técnicos do CAPS entrarão em campo e, por meio de um trabalho em conjunto com outras instituições de saúde do município e apoio familiar, buscarão uma solução viável para tal problema.
Trabalho sério, comprometido e voltado para o bem-estar da população é marca do Centro Psicossocial Manoel Amaro Freire.

Matéria e fotos: Alexandre Freire

sábado, 20 de julho de 2013

POLITIQUEIROS ENFRAQUECEM, A CADA DIA, MOVIMENTOS DENOMINADOS "REVOLTA DO BUSÃO" EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU

Essa história dos movimentos denominados REVOLTA DO BUSÃO, em São José de Mipibu, ainda não decolou. Contrariando a temática dos numerosos protestos espalhados pelos quatro cantos do país, o povo mipibuense não saiu às ruas, em massa, para reivindicar melhorias na passagem de ônibus, bem como um melhor serviço prestado das empresas de transporte e em outros setores sociais, como: educação, saúde, segurança púbica etc

Por que será que o povo mipibuense não adere a tais movimentos? Conversando com uma das pessoas a qual participou das duas manifestações ocorridas, em nossa cidade, a mesma me revelou sua desistência da luta, pois estaria decepcionado com grupinhos politiqueiros infiltrados os quais estão encabeçando os protestos por questões político-pessoais, sobretudo, por pertencerem a grupos políticos que fizeram e fazem oposição ao atual prefeito de São José de Mipibu, Arlindo Dantas.

No 1º manifesto, muito divulgado nas redes sociais e com um número significativo de participantes, por todos os lados estavam fiéis opositores políticos de Arlindo, numa demonstração de que estavam lá para ludibriarem e agirem em nome da hipocrisia e oportunismo. Amor à São José?! Jamais!!!

Ontem, não tivemos 20 pessoas, sequer, lutando pelos seus direitos e reivindicações oportunas e coerentes, embora esses grupinhos não estivessem presentes. Acho justo, louvável, mas, infelizmente, a politicagem tira o brilho de movimentos que poderiam ser de grande importância para o nosso povo.

Matéria e foto: Alexandre Freire

FELIZ ANIVERSÁRIO!


Os parabéns de hoje vão para o empresário e amigo, José Ferreira dos Santos, mais conhecido por Arlindo do Paredão. Na imagem, momento em família, por ocasião da posse da vereadora e filha, Cida do Paredão. Que Deus abençoe este cidadão que, ao lado de D. Nazaré (esposa), criou todos os filhos pautado no respeito, ética e grandes ensinamentos. Saúde, paz e muitos anos de vida!

Matéria e foto: Alexandre Freire

DESENROLANDO A LÍNGUA PORTUGUESA - PROFº JOÃO MARIA DE LIMA (05)


A algum lugar e não em. Com verbos de movimento, use e não emFui ao teatro (e não no). / Cheguei à cidade (e não na). /Chamaram-no ao telefone. / Levou os filhos ao circo. / Desceu ao segundo andar. / Voltou ao Brasil. / Saiu à janela. Igualmente:chegada a, ida a, vinda a.
Acerca de, cerca de, há cerca de. 1 - Acerca de. Equivale a sobre, a respeito de: Falou acerca da nomeação do autor, do governo. / Explique-me tudo acerca do PIS. 2 - A cerca de ou cerca de. Corresponde a perto de, aproximadamente: Os jogadores ficaram a cerca de 20 metros uns dos outros. / Cerca de 100 pessoas estavam ali. / Dizia isso a cerca de 50 alunos. / O exército ficou reduzido a cerca de duas dezenas de homens. / Encontrei-o a cerca de dois quilômetros da casa. 3 - Há cerca de. Usa-se no lugar de faz aproximadamente, desde mais ou menos: Há cerca de dois anos o governo baixou essas medidas. / Partiu há cerca de 15 minutos.

Envie suas dúvidas para o blog: deolhoemmipibu@gmail. com, que o prefessor João Maria responde.

Matéria e fotos: enviadas

quinta-feira, 18 de julho de 2013

PE MATIAS SOARES: BIOGRAFIA, TRABALHO NA ARQUIDIOCESE E ATUAÇÃO SÓCIO-POLÍTICA EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU-RN

Biografia e trabalho na arquidiocese

Nasceu no dia 19/05/1978, em Nova Cruz-RN. Filho de Manoel Soares Neto e Leonice Laurentino Soares. Entrou no Seminário Menor de São Pedro em 1994.  Em 1996, ingressa no Seminário Maior de São Pedro. Em 1999 é enviado a Roma para continuar os estudos seminarísticos. Em 2003, é ordenado diácono. Em 2004, é ordenado sacerdote e assume, como vigário paroquial, as paróquias de Santo Antônio e Nova Cruz. Foi padre na paróquia de São Francisco, em Lagoa de Pedras e Serrinha. Em 2010, assume a paróquia de Sant’Ana e São Joaquim, em São José de Mipibu-RN.

Hoje, é vigário episcopal sul da arquidiocese de Natal, que abrange as regiões Agreste, Potengi e Trairi do nosso estado e que ajuda o bispo no governo arquidiocesano.

Membro do Conselho presbiteral da Arquidiocese e do Conselho Pastoral Arquidiocesano; membro do conselho editorial do Jornal A Ordem da Arquidiocese;

Faz parte da equipe que prepara as novenas do Natal em Família do Regional Nordeste II da CNBB e membro da coordenação pastoral arquidiocesana.

Além de formação e atuação docente no seminário de São Pedro, Matias teve formação seminarística em Roma por 4 anos.
Bispos, Padres e Religiosos

Visita, à Casa Paroquial mipibuense, de D. Matias, D. Jaime, D. Heitor e Drª Miriam Jácome e esposo.




 Padres

Cristãos reunidos em comemoração ao natalício do Padre Matias Soares.



Momento de estudo, reflexão entre padres e irmãs em cristo.

Relações institucionais em São José de Mipibu (Política e Sociedade)

No seu atual paroquiato, em São José de Mipibu, durante 3 anos, Pe. Matias Soares, além da sua excelente atuação religiosa, é um fiel obstinado pelas questões sociais. Diariamente, participa de reuniões, fóruns, debates, conferências, audiências públicas e outros eventos sociais. Uma demonstração de que a Igreja Católica extrapola os muros de templos e igrejas e está presente na vida dos cristãos católicos.

Há alguns meses, mais precisamente ano passado, quando a violência e a falta de segurança assolavam de forma desenfreada o município, Matias Soares fixou na frente da igreja matriz um clamor, por meio de uma faixa de rua, para que os gestores se sensibilizassem com a insegurança pelos quatro cantos da cidade.

Como é um homem de visão e extremamente inteligente, antecipou-se à corriqueira prática do uso exacerbado de drogas pesadas em nosso meio, solicitando do então governador na época, Iberê Ferreira, a vinda do PROERD para São José de Mipibu.

Na Governadoria, juntamente com a classe política mipibuense, lutou para que o Hospital Maternidade APAMI, uma instituição com 70 anos de serviços prestados à população, voltasse a funcionar.

Padre Matias Soares ao lado da vice-prefeita Fernanda Moraes e do prefeito Arlindo Duarte Dantas, ouvindo as palavras da Governadora Rosalba Ciarlini.


Por meio de doações de fiéis e apoio da Igreja Católica de Mipibu, a Comunidade Católica Boa Nova trabalha na recuperação de dependentes químicos. Lá, o lema é trabalho e oração, além de contarem com equipes voluntárias de apoio à saúde, educação e melhor qualidade de vida.

Momento importante em nossa cidade, por ocasião da Diplomação dos novos eleitos no último pleito. Drª Miriam Jácome, Juíza da nossa comarca; prefeito Arlindo Dantas; vice-prefeita Fernanda Moraes; Drª Heliana Germano, Promotora e o vigário da Paróquia de Sant'ana e São Joaquim, Padre Matias Soares.

Relação institucional e harmônica entre importantes autoridades da cidade. Uma demonstração de que a função da igreja é, além do religioso, a integração entre todas as camadas sociais e profissionais.

As bênçãos do Pe. Matias em momentos festivos (sócio-religiosos) de nossa cidade.

Momento descontraído do Pe. Matias Soares, prefeito Arlindo Dantas e o Assessor de Comunicação da Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, Daltro Emerenciano. Ocasião em que o padre chegava para participar da IV Conferência Municipal de Cultura.

Prova de que há uma relação dialógica, consciente e pautada no bem comum da coletividade, sobretudo, do povo de Deus. 

São José de Mipibu passa, hoje, por um momento de glória, porque o trabalho desenvolvido, na Igreja Católica, está pautado em planejamento, ações louváveis, respeito às tradições religiosas e atuação social efetiva em todos os setores. PARABÉNS, GRANDE EMPREENDEDOR E RELIGIOSO DE RESPEITO, PADRE MATIAS SOARES! O POVO DE DEUS O AGRADECE!!!


Matéria: Alexandre Freire
fotos: Alexandre Freire, Daltro Emerenciano, Carlos Silva

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU-RN

A Secretaria Municipal de Cultura sediou, com apoio da Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, a IV Conferência Municipal de Cultura.
O evento teve como tema: Uma Política de Estado para Cultura. "Desafios do Sistema Municipal de Cultura". Políticos, Igreja Católica, professores, comerciantes e outros segmentos sociais marcaram presença a este importante momento cultural em nossa cidade.
Os trabalhos foram conduzidos pela radialista e membro da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, Karen Varela.
Na abertura, a fala da Secretária Municipal de Cultura, Áglia Revorêdo.
Em seu discurso, o prefeito Arlindo Dantas está ciente de que, a exemplo de outros setores sociais, a cultura deve ter uma atenção especial, pois se constitui base para a diminuição de vários problemas sociais.
À mesa, Deputado Fábio Dantas, Marcos Lopes, representante da Deputada Fátima Bezerra, Prefeito Arlindo Dantas, Secretária Municipal de Cultura Aglia Revorêdo, Chefe da Representação Regional Nordesde Gilson Matias, Presidente da Câmara de Vereadores José Figueiredo, Padre Matias Soares e os vereadores, Magna Barreto, J. Veras, Cida do Paredão e José Simplício (Dudu).

Em seu discurso, Fábio Dantas disse que a cultura não compete, tão-somente, ao poder público. A cada dia, somos atores e construtores da nossa cultura. Falou da importância do incentivo por parte dos poderes, enaltecendo ações culturais como instrumentos de transformação e diminuição de problemas sociais, tais como, fome, miséria, violência, dentre outros.
O mipibuense Gilson Matias, Chefe da Representação Regional Nordeste de Cultura, ficou responsável pelo tema principal da palestra: UMA POLÍTICA DE ESTADO PARA CULTURA. DESAFIOS DO SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA.
Presença da Secretária Municipal de Educação, Lúcia Martins; da blogueira e funcionária pública federal, Ângela Freire, a qual desenvolve alguns projetos de música em nosso município.
D. Eliana da comunidade do Pau Brasil ao lado do amigo da cultura mipibuense, Marcos Lopes. Dois obstinados e incentivadores de diversas atividades culturais em São José de Mipibu.
Presença do Presidente do Núcleo Sindical dos Trabalhadores em Educação, Joaquim Tomé...
 ... e da juventude mipibuense, como são os casos do Artista Tássio Cruz, do comunicador e apresentador do Programa Acorda Cidade, Joãozinho Menezes; Netinho e Paulinha da STVBrasil.
Agradecemos às amigas Paulinha e Rejane, que, com muita simpatia, estavam cadastrando os participantes e entregando o Kit da IV Conferência.

Matéria e foto: Alexandre Freire