quinta-feira, 27 de março de 2014

PARÓQUIA DE SANT'ANA E SÃO JOAQUIM PROMOVE AUDIÊNCIA PÚBLICA DE ALTO NÍVEL SOBRE TEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Hoje, 27 de março, a câmara municipal de São José de Mipibu foi palco de uma Audiência Pública, cujo tema foi Fraternidade e Tráfico Humano, temática da Campanha da Fraternidade deste ano. Na mesa, o pároco da cidade, Matias Soares, o qual conduziu os trabalhos; a Juíza, Drª Miriam Jácome; o Presidente da câmara de vereadores, José de Figueiredo Varela; Diácono Edilson e o professor de Direito e Delegado da Polícia Civil, Heráclito de Noé.
Embora seja de caráter muito abrangente e complexo, o tema foi muito bem explanado pelos oradores. O plenário da câmara recebeu um bom número de pessoas de todos os seguimentos sociais. Lá fora, um telão foi montado para que a população acompanhasse também as discussões.
A autoridade do bom discurso e um dos maiores defensores das causas sociais de São José de Mipibu, o Pe. Matias Soares, fez uma explanação relevante sobre o tema, pedindo para que os debates sejam direcionados à realidade do município. Vê, na educação escolar, uma forma eficaz e indispensável para conscientização das nossas crianças e jovens a respeito desse tema e de outros fundamentais, que circulam em nosso meio.
O diácono Edilson, muito bem fundamentado e com um discurso refinado, apresentou uns slides, mostrando, principalmente, as causas do tráfico humano e a necessidade da criação de leis e de políticas públicas.
Presença do professor de Direito e delegado da polícia Civil do Rio Grande do Norte, Heráclito de Noé, o qual fundamentou suas palavras no quesito segurança pública em consonância com o tema em questão.
A juíza da comarca mipibuense, Drª Miriam Jácome, parabenizou a iniciativa da paróquia de Sant'ana e São Joaquim pela louvável iniciativa e destacou pontos, como: condições para a adoção de crianças; criminalização e tráfico; penas; desestrutura familiar; miserabilidade e inversão de valores.
O religioso e coordenador de grupos católicos, Carlos Barbosa, enalteceu sua preocupação sobre a criminalidade em nossa cidade e pediu para que a classe política lutasse pelo bem comum, em favor dos empobrecidos.
Cada orador trouxe uma espécie de grito coletivo da população mipibuense, sobretudo, no quesito insegurança, deixando a juíza da cidade imóvel, atenta e consciente das reais mazelas que acontecem nas ruas, local onde realmente se apresentam os problemas e a carência do povo.
O Deputado Estadual Hermano Moraes falou que a campanha da fraternidade foi alvo de uma sessão na assembleia legislativa, com a presença do bispo; enalteceu a Igreja Católica e o Papa Francisco e sugeriu projetos e penas aos que praticam o tráfico de humanos.
Representando a Casa do Povo, o vereador Jota Veras questionou a igreja sobre o trabalho contínuo deste tema nas comunidades após a quaresma. Como resposta, o Diácono Edilson e o padre Matias reafirmaram o compromisso da igreja com o trabalho de conscientização, informação e evangelização.

Estão de parabéns a igreja, membros católicos, autoridades e palestrantes, políticos e, principalmente, o povo pela presença e participação neste debate de alto nível.

Matéria e fotos: Alexandre Freire

0 comentários:

Postar um comentário

poste seu comentário