terça-feira, 29 de julho de 2014

PSIQUIATRA E DIREÇÃO DO CAPSMAF FAZEM VISITA AO ABRIGO ANÍZIA PESSOA

Na última segunda-feira (28), a direção do CAPS (Alexandre Freire e Janilza Matos); a psiquiatra daquela unidade de saúde, Henriette Flavie e uma das técnicas de enfermagem, Rosimeire Silva, visitaram o Abrigo de Idosos Anízia Pessoa. Na ocasião, queriam ouvir da diretora do abrigo, a senhora Iva Guedes, as necessidades dos internos no que diz respeito à medicação e estado de saúde, voltados ao perfil do serviço a pacientes portadores de transtorno mental.
Em mãos, a Irmã Iva apresentou a relação dos 34 atuais moradores idosos que são atendidos na casa e as respectivas medicações de cada paciente. Para surpresa da equipe CAPS, todos tomam algum tipo de psicotrópico.
Imediatamente, após ouvir as palavras da diretora do Anízia, a Drª Henriette analisou alguns prontuários e se dispôs a fazer uma avaliação na medicação daqueles idosos que apresentam quadros mais graves.
Ultimamente, devido à grande demanda de usuários (286) portadores de transtorno mental e AD, ou seja, estes últimos que fazem uso de álcool e outras drogas, o CAPS foca suas atividades no atendimento a esse público, o que impossibilita outras avaliações às quais cabem a psiquiatras que atendem em ambulatórios.

Em relação ao abrigo, após ouvir a direção, o centro psicossocial reunirá sua equipe para viabilizar algum apoio, como também entrará em contato com a rede de saúde do município, a fim de que, em parceria com o NASF, façam algo pelos velhinhos desta casa a qual presta um serviço de excelência no município.
Ao lado da psiquiatra e com um olhar fechado, revelador de uma depressão profunda, Mário Amador de oliveira, o nosso amigo Mário Maromba, homem conhecido na cidade por sua alegria, descontração, foi consultado e teve sua medicação reavaliada pela psiquiatra.

Nossos agradecimentos à Drª Henriette por permitir o remanejamento de usuários CAPS, agendados para consulta, para que este importante momento de visita pudesse acontecer; à direção e funcionários do abrigo, nosso muito obrigado pela receptividade, atenção e compreensão às reais funções para as quais a equipe do Centro de Atenção Psicossocial fora designados.

Matéria e fotos: Alexandre Freire

0 comentários:

Postar um comentário

poste seu comentário