quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

QUAL O LEGADO CULTURAL DEIXADO PELO BLOCO DE CARNAVAL "OS BIRITEIROS"?

Após muitos emails recebidos, a temática sobre o bloco "Os Biriteiros" volta à tona. Idealizado por uma vereadora de São José de Mipibu, o referido bloco de carnaval, indiscutivelmente, faz apologia ao consumo exacerbado de álcool, um péssimo exemplo para crianças e adolescentes que vão às ruas prestigiarem a festa.

Durante o dia, eles (o bloco) se concentram em lugar estratégico para tomarem todas, encherem o pote. À noite, sobem a ladeira, esbanjando alegria, felicidade e muita disposição, tudo motivado pela "gasolina" ingerida.

Sem errar uma letra, é um momento de descontração para as famílias mipibuenses, porém, fazendo uma leitura mais inteligente e reflexiva, um exemplo negativo para os descendentes dos "biriteiros".

Que interpretação uma criança, sem formação intelectual desenvolvida, irá fazer de tudo isso? Que cachaça é ruim?! Que se embriagar é feio?! Que brincar o carnaval cheio de caeba é ridículo?! Negativo!!! Fará, exatamente, o contrário! Para esse ser, tudo será absorvido como o melhor dos exemplos para a sua vida adolescente e, consequentemente, adulta.

Alguém poderia culpar os pais por tal irresponsabilidade, porém, quando o mau exemplo é extensivo, todos são coniventes, inclusive as autoridades responsáveis, que fazem vista grossa diante de tal absurdo. Nas ruas, durante os quatro dias de festa, nenhum tipo de fiscalização, sobretudo, por parte do Conselho Tutelar do município.

Em 2016, teremos a 12ª Cirrose, regada às eleições municipais. Dessa vez, o bloco "Os Biriteiros", além do propósito elencado, terá um objetivo bem mais audacioso e vantajoso.

Que o povo e as autoridades (Promotoria Pública, Agentes de Proteção, Conselho Tutelar e COMAD) acordem para esses absurdos e façam leituras significativas e inteligentes, no sentido de proteger, respeitar e zelar pelo futuro de São José de Mipibu.

Se falei besteira e abobrinhas, o espaço está aberto para possíveis comentários e/ou contra-argumentações. Afinal, democracia se faz assim.

Texto: Alexandre Freire

0 comentários:

Postar um comentário

poste seu comentário