quinta-feira, 30 de julho de 2015

CAPSMAF REALIZA MATRICIAMENTO JUNTO À ATENÇÃO BÁSICA

Há poucos meses, o CAPSMAF de São José de Mipibu reativou o projeto de Matriciamento, que objetiva a troca de informações e o conhecimento sobre a dinâmica de funcionamento entre os serviços envolvidos.
Importante ressaltar que a eficácia da prestação de serviço à população depende da implicação em rede, mobilizando todos os envolvidos. O CAPS, por exemplo, é o primeiro dos 7 componentes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Para tanto, o matriciamento na atenção básica é de fundamental importância, pois, além de ser um dos componentes, é para lá que o paciente voltará e será acompanhado, após adquirir certa estabilidade em seu estado de saúde.
Como serviço substitutivo às internações psiquiátricas, os centros psicossociais precisam contar com o apoio e o acolhimento a pacientes que, em muitos casos, podem ser atendidos e medicados nos postinhos de cada área do município. Essa medida visa, também, à diminuição da grande demanda encaminhada ao CAPS.
Esta semana, o matriciamento se deu nos PSF de Jardim e Taborda e a aceitação foi total por parte de todos aqueles profissionais. Agradecemos a cada um pela participação, em especial, aos médicos Leonardo da Vinci e Glauber. Momento de interação, aprendizagem, discussões e, sobretudo, parceria.

Do CAPS, estiveram presentes: a educadora física, Flávia Paixão; os enfermeiros, Severino Júnior e Aíla Rosana; a psicopedagoga, Cristiane Gonçalves; o motorista, Robério Alves e os diretores, Alexandre Freire e Janilza Matos. 

Matéria e fotos: Alexandre Freire

0 comentários:

Postar um comentário

poste seu comentário