quarta-feira, 22 de julho de 2015

HOMENAGEM DE SILVANA BARBALHO AOS 90 ANOS DE DONA LUZIA BARBALHO

 
22 de julho, celebramos in memoriam, o aniversário natalício de tia Luzia, hoje, seria seus 90 anos...
   “ (...) Em toda a vida, nunca me ‘esforcei’ por ganhar nem me espantei por perder. A noção ou sentimento da transitoriedade de tudo é o fundamento mesmo da minha personalidade.” (CECÍLIA MEIRELES)
Tia LUZIA,
             Como é simples, porém vasto falar de alguém do seu quilate. Uma mulher múltipla em virtudes, e que a partir daí deixa-nos referencial diversificado para falarmos sobre ti. Todavia, em tudo, uma virtude merece especial destaque: a CARIDADE. É por ela que sua vida foi pautada, e com ela vivenciada. “Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade – as três. Porém a maior delas é a CARIDADE.” (I CORÍNTIOS 13,13). Quantos e quantas pessoas puderam ver, viver e apreciar em ti esta peculiaridade que a fazia admirável e grandiosa como ser humano. “Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade ...” (FILIPENSES 4,5). Tantas virtudes! Quanta bondade! Julgá-la a partir daí, humanamente diríamos: sua vida é para ser plena e constante de felicidade e longe do sofrimento. Porém não o foi! O sofrimento, foi página, ou “capítulos” no livro da sua vida.
 
(...). Em tantos aspectos, a senhora foi “vítima” de tal desafio e realidade. Entretanto, sempre viveu e conviveu com resignação e fé. Bem vivenciastes o verso poético cantado pelo poeta CAETANO VELOSO: “O grande vencedor se ergue além da dor.” A senhora, “abraçou” os desafios, certamente pela graça de Deus, que a fez superar cada “dor” ou tantas dores nos mais variados aspectos com silêncio e por conseguinte, coragem que só os UNGIDOS de Deus podem conseguir. Maravilhoso foi o propósito que Deus teve à vossa vida, permitindo o “sofrimento” para que santificando-a ainda mais, contemplá-la com seu amor de Pai. “A experiência consumada é a coroa dos anciãos, o temor de Deus é a sua glória.” (ECLESIÁSTICO 25,8)

        O reconhecimento à vossa bondade está registrado na lembrança, no carinho, admiração, e no coração de cada pessoa que fez parte da sua história e teve o prazer de conhece-la “O essencial da nossa vida é que fique, em algum lugar, o fruto de nossa bondade.” (EXUPÉRY)

          Lembrar, chorar, sentir saudade é da nossa condição humana “... Esquecer é difícil para quem tem coração.” (SHAKESPEARE). Porém pela fé, a fé que a conduziu e orientou e que fizeste tua caminhada terrena; nos conforta, por esta certeza, encontramos alento para conviver com o vazio deixado pela vossa “passagem” à eternidade “Mas os justos viverão eternamente, sua recompensa está no Senhor, e o Altíssimo cuidará deles.” (SABEDORIA 5,15)

          Finalmente, fazendo uma retrospectiva de vossa vida, nos perguntamos: “por que alguns seres humanos sofrem?! Enfrentam tantas dificuldades?! Se são tão bons, honestos, fraternos, CARIDOSOS?! Tão virtuosos, tão sintonizados às palavras do Mestre; o Evangelho –  o tem como seu referencial de vida?!” ...  A vida dos santos, relata que assim viveram e foram consumidos – sofrimento, dor, martírio; depois a glória eterna !!! ... Uma outra santa, - a senhora, não seria, ou não teria trajetória diferente! ...  “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz me dará naquele dia, ...” ( II TIMÓTEO 4, 7-8)

          Por tudo, pelo belo testemunho de vida, - à família, aos amigos, ao mundo – obrigada tia LUZIA! “Aquele que teme o Senhor achar-se-á confortado, no dia da morte será abençoado.”     (ECLESIÁSTICO 1,19)

0 comentários:

Postar um comentário

poste seu comentário