terça-feira, 25 de agosto de 2015

SISTEMA NACIONAL DE REGULAÇÃO É IMPLANTADO NA SAÚDE DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU

Durante sessão ordinária no dia de hoje (25), na câmara de vereadores, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de São José de Mipibu apresentaram um novo e moderno sistema on-line que já está implantado no município. Trata-se do SISTEMA NACIONAL DE REGULAÇÃO - SISREG, o qual visa à garantia de regulação a pacientes residentes em nossa cidade. Com isso, usuários, referenciados pelos médicos da estratégia, garantirão marcação de consultas nas Unidades Básicas de Saúde, desafogando filas e mais filas no Centro de Referência e em outros setores de atendimento à saúde.

Das 20 equipes de PSF, usuários, conforme procedimentos disponíveis e cadastrados no sistema, sairão com seu direito e sua consulta confirmados, garantindo a equidade. Outro agravante é a invasão em massa de pacientes de outros municípios, o que superlota unidades, causando um desconforto na rede de atendimento. Para tanto, o SISREG, automaticamente, identifica se a pessoa reside no município, para posterior procedimento. Se não, cada prefeitura com suas responsabilidades.
Após intensa formação e capacitação, Jeferson e Sandoval, ambos técnicos da secretaria de saúde, fizeram uma longa explanação sobre o novo sistema de marcação de consultas. "Apesar de esse programa ser do Governo Federal, sem dúvida nenhuma, todo o interesse partiu da nossa equipe, a fim de honrarmos compromisso no atendimento prático e eficiente à população mipibuense" - concluiu Jéferson.
Por várias vezes, Sandoval simulou algumas marcações de exames, mostrando passo a passo a eficiência desse sistema que, após algumas semanas, terá a aprovação do povo e aceitação pela praticidade.
Antes, porém, da apresentação, uma vasta explanação sobre o funcionamento geral da saúde no município. Momento de interação entre os vereadores e o Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Dantas.
Tendo em vista uma das grandes dificuldades enfrentadas na saúde local (INVASÃO DE OUTROS MUNICÍPIOS), identificamos a eficiência em nossa rede. O secretário Alexandre Dantas fez referência a pacientes, residentes em Natal, que violam seus endereços para serem atendidos aqui, uma prova de que, mesmo estando irregulares, onde se funciona as coisas as pessoas buscam o serviço e a melhor forma de serem atendidas.
A todo instante, vereadores buscavam melhor entendimento sobre diversas temáticas ligadas à saúde do município. Na ocasião, Alexandre era sabatinado por Márcio Freire, Verônica Senra e Janete Paiva.

Importante ressaltar que o SISREG precisará, tão-somente, de navegadores e da internet para funcionamento, já que o programa é disponibilizado pelo Ministério da Saúde. Sugerimos uma otimização desses provedores na zona rural. Há alguns dias, técnicos passam por treinamento para melhor conhecimento e utilização desse novo modelo de se fazer saúde em São José de Mipibu.

Matéria e fotos: Alexandre Freire

0 comentários:

Postar um comentário

poste seu comentário